Resumo: |
O objetivo desta pesquisa é o estudo do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro, em particular da transição das tropas de mulas para o sistema carroçável, o qual corresponde ao declínio da escravidão. Esta pesquisa utilizou fontes primárias inéditas e revela a associação entre burguesia mercantil, urbana e proprietários das companhias de carroças. São características desta companhia o capital nacional e o uso exclusivo da mão de obra livre: portuguesa até 1853 e nacional a partir de então. Também é demostrada a importância desta forma de transporte na abertura de novas fronteiras urbanas e como fator de formação do espaço urbano carioca. A evolução deste empreendimento feito pelas modernas companhias de transportes carroçáveis é também analisada, através do conflito com os carris urbanos e capital estrangeiro, no final do século XIX. Esta dissertação aponta vários tipos de transportes utilizados também como linhas de abastecimento para o mercado interno do Rio de Janeiro e para a exportação. Finalmente, enfatiza o caráter comercial - urbano do Rio de Janeiro em contraposição a teoria do domínio dos latifundiários sobre a cidade. |