Resumo: |
O objetivo dessa pesquisa é demonstrar que o desenvolvimento da construção civil foi viabilizado pela constituição de um complexo sistema de ensino, que engloba escolas de engenharia e diferentes programas de qualificação profissional. No interior desse sistema aparecem dois elementos que apoiaram a diversificação das atividades no campo da construção civil: a pesquisa tecnológica e o estabelecimento de novos modelos de formação profissional. Tal sistema origina-se no decorrer das transformações gerais verificadas a partir de meados do século XIX, com a extinção do tráfico de escravos e o final da escravidão, ao lado de incentivos à imigração européia e asiática, inseridos nos quadros da ascensão do café no mercado internacional e nos processos de urbanização e industrialização. É nesse contexto que foram criadas escolas de engenharia como por exemplo, a Escola Politécnica de São Paulo, em 1893, e a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em 1896, sendo que a primeira, além de formar profissionais, irá desenvolver a pesquisa tecnológica. Ao mesmo tempo, organizam-se outras experiências educacionais como as do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1882, como evolução da antiga Sociedade Propagadora da Instrução Popular de 1882. Outra iniciativa é a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em 1942, destinado à formação de profissionais para diferentes ramos industriais, nos quais se incluem também programas de qualificação voltados para a construção civil |