Resumo: |
A presente tese é um estudo cujo intento está centrado na tentativa de captar a produção do dramaturgo no contexto de sua época, procurando apreender-lhe os impasses e utopias numa conjuntura marcada pela repressão e censura e pelo surgimento de novas oportunidades profissionais num veículo em plena expansão, a televisão. Ao enveredar pelas possíveis articulações entre a sua teledramaturgia e um projeto nacional de cultura - então debatido em múltiplas instâncias da sociedade brasileira, a pesquisa termina por revelar o sentido atribuído por Vianinha a atuação num veículo da mídia como a televisão. Essa linha de pesquisa tende a detectar os conceitos e postulados que ancoraram o plano criador do artista de modo a situá-lo no interior das discussões acerca dos caminhos da cultura brasileira. Esse encaminhamento implicaria tentativas de captar as soluções adotadas pelo dramaturgo para resolver os dilemas decorrentes de suas opções estéticas e convicções ideológicas, privilegiando a sua desenvoltura na confecção de scripts para televisão. Apreender o percurso criador de Vianinha no circuito televisual demandou a percepção da sua contribuição no tocante à chamada construção da linguagem televisiva e o acompanhamento da materialidade das produções circunscritas aos núcleos de criação emergentes no período de expansão da TV brasileira, às técnicas e gêneros então experimentados. Tomando como referencial os enfoques desenvolvidos na adaptação de Medéia e a criação de Casos Especiais como: Matador; O Morto do Encantado; Aventuras de uma moça grávida; Ano novo, vida nova; Turma, doce turma e do seriado A Grande Família, buscou-se identificar as temáticas abordadas, o perfil das personagens e as singularidades das locações, de modo a analisar a investidura do dramaturgo numa dada linguagem que procura desvelar os impasses vivenciados pela classe média e propõe a politização do cotidiano. Em síntese, o estudo ocupa-se ) ainda da reflexão sobre a conjuntura histórica que marcou a sociedade brasileira, nos anos de intensas mobilizações políticas e acirrados debates referentes à cultura e à modernização, de modo a captar as tensões existentes entre arte e política, arte engajada e cultura de massas, levadas a termo na dramaturgia desenvolvida por Vianinha na esfera da televisão |