Conviver e Sobreviver: Estratégias Educativas de Imigrantes Italianos (1880-1920)

Rosa Lydia Teixeira Corrêa (Orientador: Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura)
Tese de Doutorado
Programa: USP/ECONOMICA
Defesa: 2000
Resumo: O estudo trata da imigração italiana em São Paulo na região de Campinas entre 1880 e 1920, e sua conexão com a educação do ponto de vista de iniciativas em relação a este aspecto por imigrantes italianos que se radicaram em centros urbanos e rurais. Tais iniciativas são entendidas como estratégias das quais esses imigrantes se utilizaram para conviver nos espaços nos quais se fixaram. Neste sentido, a educação é analisada sob dois pontos de vista: enquanto meio de fomentar o espírito pátrio de origem entre os descendentes mais jovens, e enquanto alternativa de sobreviver. Do ponto de vista do incentivo a inculcação da nacionalidade italiana, as escolas criadas por associações tiveram papel relevante.
URL: Tese não digitalizada