Formas Únicas da Continuidade no Espaço: Um Estudo sobre a Escultura Futurista de Umberto Boccioni do Museu da Universidade de São Paulo

Vanessa Beatriz Bortolucce (Orientador: Nelson Alfredo Aguilar)
Dissertação de Mestrado
Programa: Unicamp/PPGH
Defesa: 2000
Banca:
Resumo: Este trabalho é um estudo dos diversos elementos que compõem a poética de Umberto Boccioni (1882 - 1916), pintor e escultor do Futurismo italiano, através de sua escultura Formas Únicas na Continuidade do Espaço, de 1913.O gesso original desta escultura é parte integrante do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Tendo como ponto de chegada a própria escultura, o nosso intuito é o de esclarecer a poética escultórica do artista - estreitamente ligada à sua poética pictórica - através de uma análise dos principais elementos que a constituem. São abordadas as principais influências sofridas por Boccioni, como por exemplo a do escultor impressionista italiano do século XIX, Medardo Rosso, e do filósofo intuicionista francês Remi Bergson. Realizamos um debate a respeito das relações entre pintura e escultura, e entre atmosfera e sujeito, todas elas voltadas à presente obra do artista. Finalmente, propomos analisar o conceito de Dinamismo Plástico, criado e desenvolvido por Boccioni, e como ele se concretiza na sua escultura mais importante, Formas Únicas na Continuidade Do Espaço. Procuraremos realizar, dessa forma, uma compreensão da evolução da teoria boccioniana, que teve seu início na pintura e atingiu maturidade e complexidade exatamente no período em que realizou seus trabalhos como escultor
Páginas: 133
Financiamento:
  • Fapesp
URL: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279119