Resumo: |
Este trabalho trata dos processos de desenvolvimento econômico de Brasil e República da Coréia, desde a origem, na formação histórica desses países, e até os primeiros anos da década de 1990. Trata-se de uma síntese que destaca a particularidade e a especificidade dos processos de industrialização e desenvolvimento do sistema educacional de ambos, visando a realização de uma reflexão a respeito da importância que a educação e o processo de industrialização tiveram na trajetória do processo de desenvolvimento econômico de Brasil e Coréia do Sul, considerando, sempre, a realização de tais processos numa perspectiva histórica. Desde meados da década de 1930, tanto Brasil quanto República da Coréia intensificaram bastante seus processos de industrialização, o que coincidiu, também, com a expansão quantitativa de seus sistemas de ensino. Enquanto que na Coréia do Sul tanto o processo de industrialização quanto a expansão do sistema educacional foram encarados de maneira estratégica, como forma do país sobreviver diante de conjunturas bastante difíceis, no Brasil a industrialização realizou-se principalmente por meio de uma política de substituição de importações que conheceu seu auge durante a década de 1950, enquanto a expansão do sistema educacional iria concretizar-se apenas em meados da década de 1970. Durante a década de 1980, diferenças acentuadas em relação ao dinamismo dos processos de industrialização e à eficiência e abrangência dos sistemas formais de ensino,foram elementos importantes nos rumos tomados pelos processos de desenvolvimento econômico e social de ambos países, diferenças que, entretanto, devem ser compreendidas também como resultado de características históricas e estruturais da formação econômica e social de Brasil e República da Coréia. |