Resumo: |
Este trabalho analisa os discursos de pessoas ligadas à escola pública . delegados de ensino, diretores, professores e pais de alunos. Visou a identificar a forma como as políticas educacionais foram percebidas, bem como as representações acerca delas e da própria escola. Baseou-se nos conceitos de campo e habitus (Pierre Bourdieu), representação (Roger Chartier) e memória (Maurice Halbwachs), e como fonte principal a história oral . entrevistas temáticas. Os discursos foram também analisados a partir da contextualização histórica do país, desde a Primeira República até os dias de hoje. Incluiu-se nesta discussão alguns elementos como: a influência do quadro político e econômico nacional na área educacional; as ênfases dadas, a partir da legislação, quanto aos rumos da Educação no país e no Estado de São Paulo; a influência dos órgãos internacionais de financiamento; e finalmente a globalização. Discutiu-se como as perspectivas dos sujeitos sociais interferem na implementação das políticas educacionais na escola pública, durante 1984 e 1997 na região de Assis. |