Resumo: |
O presente estudo tem como base conceitos referentes à sociabilidade e era especial à aprendizagem da polidez. De forma específica, o trabalho está centrado na análise do ensino veiculado pelo Colégio Cajuru, que foi fundado em Curitiba com o objetivo principal de educar condignamente as meninas da elite local. A análise de fontes como o Livre de Piété de la Jeune Fille, entrevistas e documentos diversos, serviram para responder à questão que orientou o trabalho: a intenção da elite paranaense em escolher o Colégio Cajuru para receber e educar de forma diferenciada e diferenciadora suas filhas. O estudo abrange o período que vai de 1907, data da fundação da escola, a 1942, ano que passa a vigorar a Lei Gustavo Capanema. Apresenta, inicialmente, um cenário da Curitiba que, em meio a idéias de progresso, recebe um colégio com características especiais. Na seqüência, a ênfase recai sobre a chegada das irmãs da Congregação de São José de Chamberry, que se instalam no Brasil a partir de 1859, e no final do século XIX no Paraná, com o duplo intuito, fornecer educação acurada às meninas da classe dominante, bem como garantir a difusão da religião católica. Ao lado disso, é feita uma sucinta análise da legislação da educação formal, principalmente da educação feminina. Por último, o estudo trata da estrutura e do funcionamento do Colégio Cajuru, analisando a das alunas internas e a introjeção de preceitos cristãos, acompanhados por regras de savoir faire, que as tornariam preparadas para assumir seus papéis na sociedade conservadora da época. |