Cultura Popular e Desenvolvimento em Minas Gerais: Caminhos Cruzados de um Mesmo Tempo (1950-1985)

Maria Clara Tomaz Machado (Orientador: Raquel Glezer)
Tese de Doutorado
Programa: USP/SOCIAL
Defesa: 1998
Resumo: A nossa pesquisa tem como tema a cultura popular produzida e reelaborada na região do Alto Paranaíba-MG, entre as décadas de 50 e 80, objetivando perceber as mudanças ocorridas nas práticas e representações culturais e religiosas dessa região, em decorrência dos seu desenvolvimento econômico e social. Como modelo empírico desta análise, escolhemos a micro-região onde a cidade de Coromandel se evidencia pela riqueza de suas práticas culturais, ainda "intocadas"pelo trabalho científico. O cotidiano singular desse lugar, marcado pelas festas populares religiosas, pelo trabalho e lazer entremeados de vivências coletivas e solidárias, tem sido modificado pelas transformações sócio-econômicas, ocorridas na sociedade brasileira, desde meados da década de 50. Assim, a partir de marcos visíveis, como a construção de Brasília, a industrialização dos bens de produção e consumo, a presença das multinacionais, a abertura de estradas, a implantação de redes de telecomunicações e, particularmente, dos planos econômicos voltados para a produção de uma agropecuária exportadora, objetivando a transformação dos cerrados em terras produtivas e lucrativas, foi possível pensar a conexão entre desenvolvimentismo e cultura popular. O desenvolvimento e o progresso afetaram diretamente essa região desde a década de 70, através dos projetos econômicos dos governos militares. Os programas postos em prática na região, como a maneira de vivenciar e experimentar as suas práticas culturais. Nesta medida, alinhavando o contexto sócio-econômico da sociedade brasileira com os acontecimentos e transformações ocorridas no interior de Minas Gerais, resgatamos o significado das mudanças, as persistências e ou possíveis reelaborações da cultura popular nesta região. Por esta ótica , estão em evidência, neste trabalho, a urdidura do cotidiano rural, no qual ressaltamos as transformações ocorridas nas vivências coletivas fecundas em uma economia de subsistência de tipo familiar, na qual estão presente práticas solidárias como mutirões e as "traições". Neste cenário, destacamos os hábitos alimentares, de higiene, saúde e lazer , entremeados por uma educação cujo aprendizado se efetiva nas experiências concretas de vida. Da religiosidade popular, salientamos a Folia de Reis, o curandeirismo e as "benzeções"como práticas populares que, na sua persistência e recriação vêm comprovar a riqueza da cultura popular brasileira
URL: Tese não digitalizada