Um Projeto de Educação Nacional. O Discurso da Racionalidade Produzindo um Modelo de Escola para São Paulo nos Anos 30

Cecília Hanna Mate (Orientador: José Carlos Barreiro)
Tese de Doutorado
Programa: Unesp/ASSIS
Defesa: 1998
Banca:
Resumo: Esta pesquisa discute como um sistema de ensino adquiriu configuração nacional no Brasil dos anos 30, a partir de reformas de ensino de âmbito estadual e do processo de escolarização paulista. Tendo por base as reformas de 1920, 1922 e 1927, respectivamente em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro (DF), assim como as transformações socioculturais intrínsecas a esse movimento, problematizamos as mudanças pedagógicas ocorridas em São Paulo de 1930 a 1933, através dos números das revistas Escola nova, Educação e Revista de Educação publicados neste período pela Diretoria Geral da Instrução Pública. Ao problematizar o processo de escolarização como fenômeno histórico, procuramos situar como as revistas retomaram, reelaboraram e fundamentaram idéias, orientações e regulamentações que valorizavam práticas racionalizadoras na distribuição espaço-temporal das atividades escolares. Procuramos, também, discutir como o conjunto das proposições veiculadas pelas revistas desdobrava-se em outros suportes pedagógicos como cinema educativo, biblioteca de educação, testes pedagógicos e associações de pais. Apreendemos essas mudanças pedagógicas e sua perspectiva nacionalizante e racionalizadora como sintoma da imposição de um projeto padronizador de educação, não só porque floresceram no contexto da política centralizadora de Vargas mas, principalmente, porque projetos pedagógicos com essas características foram semeados ao longo da década anterior e cultivados por interesses sociais e políticos específicos.
Páginas: 185
URL: Tese não digitalizada