Resumo: |
A dissertação analisa a experiência do Boletim de História, revista do Centro de Estudos de História da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Foram sete exemplares que saíram entre 1958 e 1963. Em seus textos foi possível identificar propostas feitas por estudantes e professores do curso de História no sentido de modificar o ensino da disciplina no curso secundário. A publicação era organizada pelos estudantes que, acompanhando o fluxo dos acontecimentos da época , vão mudando suas estratégias de atuação. Da proposta inicial, de orientação didática do professor do curso secundário, se passa a uma atitude crítica com relação à formação do profissional de história e à estrutura universitária. Esse movimento é acompanhado pela entrada na Faculdade de um fragmento dessa geração de estudantes identificados ao diagnóstico dos intelectuais isebianos e às teses do PCB sobre a realidade brasileira. A passagem dos alunos pelo curso é um momento de afirmação de sua identidade intelectual que teria conseqüências na elaboração de um projeto cujo objetivo era estabelecer uma nova interpretação da história do Brasil que serviria ao professor secundário. Mantem-se a vocação inicial do Boletim de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino da disciplina. |