Resumo: |
As Três Faces de Eva na Cidade de Goiás busca destacar o papel social desempenhado pela mulher na história da cidade de Goiás. Especificamente, visa contribuir para o avanço da história enquanto ciência, dentro da compreensão de que uma construção histórica só ganha veracidade quando pautada nas relações de gêneros, e que qualquer informação sobre a experiência histórica feminina só encontra sentido e significação quando relacionada com a informação sobre a experiência histórica masculina que lhe é correspondente. Para trabalhar a relação de sentido das ações humanas, recorremos ao "método compreensivo" de Max Weber e ao seu conceito de "tipo ideal". A execução desse trabalho exigiu contato com vários tipos de fontes: jornais, entrevistas, cartas, relatos de viajantes, literatura e documentos familiares. Quanto à bibliografia, fundamentamo-nos na historiografia regional, nacional e internacional, desde que relacionada à história de gênero e à história cultural. Essa dissertação de Mestrado consta de quatro capítulos. No primeiro, A Mulher na Cidade de Goiás, buscamos compreender a realidade em que a vilaboense está inserida e onde explicita-se, através das relações sociais estabelecidas, os três tipos femininos enfocados por esse trabalho: a concubina, a matriarca e a intelectual. No segundo, A Concubina, procuramos destacar as elações sócio-econômicas que permitem considerar a concubina como o tipo ideal de mulher na cidade de Goiás dessa época. No terceiro, A Matriarca, pretendemos apreender as condições sociais e econômicas da época, as quais resultam na economia de subsistência que, por sua vez, normatiza, para a mulher, o papel de matriarca. No quarto, A Intelectual, preocupamo-nos em demonstrar os fatores que possibilitaram, para a cidade de Goiás, uma vida cultural não muito diferente daquela dos grandes centros, e que reservaram, para a vilaboense, o papel de intelectual. Esse trabalho levou-nos à constatação da participação ativa e significativa da mulher na construção da história da cidade de Goiás, e a concluir que a recuperação social e histórica de suas ações abrem novas possibilidades para a construção do saber histórico, oferecendo novos e diferenciados objetos de conhecimento para a história vilaboense. |