Idéias, Atitudes e Representação das Classes Produtoras: Associação Comercial do Rio de Janeiro (1956-1961)

Maria Bernardete Oliveira de Carvalho (Orientador: Sônia Regina de Mendonça)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFF/PPGH
Defesa: 1996
Banca:
Resumo: O tema desta pesquisa é a relação entre Estado e empresariado no Brasil contemporâneo. Dentro deste complexo campo de análise, o objeto delimitado é a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). A ACRJ reuniu um número considerável de associados, que eram empresários dos mais diferentes setores da economia. O período focalizado é o do governo de Juscelino Kubitschek. As formulações teóricas de Antonio Gramsci e Nicos Poulantzas foram utilizadas para definir/entender o que era a ACRJ: como era produzida sua auto-imagem e sua imagem; quem eram seus associados; como se dava a atuação destes associados; qual era seu projeto político e qual a sua relação com a sociedade civil e a sociedade política.
Páginas: 155
URL: Tese não digitalizada