Revolução e os Reflexos de um Mito sobre a Educação: Da Utopia e da Disciplina

Iêda Viana (Orientador: Ana Maria de Oliveira Burmester)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFPR/PPGHIS
Defesa: 1995
Banca:
Resumo: Este trabalho de dissertação consiste num estudo sistemático sobre o tema da revolução, no âmbito das transformações estruturais pelas quais passaram o capitalismo. O objetivo é entender o problema da contemporaneidade que, antes de ser o da concretização da utopia da modernidade, representando a expectativa de uma forma de sociedade mais justa e humana - uma utopia ainda presente, no Brasil, nas décadas de sessenta e setenta - consiste, hoje, no problema da própria desejabilidade da revolução. Os acontecimentos ocorridos universalmente de sessenta para cá, sobretudo os do final da década de oitenta (Perestróika e a queda do muro de Berlim), parecem inviabilizar aquela utopia, fazendo mofar o mito da modernidade. Procurou-se analisar a noção de revolução, dentre alguns teóricos clássicos e historiadores brasileiros, com o objetivo de compreender a leitura realizada por esses autores e os limites de tal leitura, nas condições em que foi produzida. Paralelamente, buscou-se entender os reflexos desse mito da modernidade sobre a prática educativa, com o propósito de (des) construir práticas discursivas sobre a educação e identificar seu caráter no curso do desenvolvimento de unia determinada economia de poder.
Páginas: 283
URL: https://hdl.handle.net/1884/27128