Resumo: |
Este trabalho tem como objeto de análise o ensino de História, abrangendo o de História do Brasil, no 2º grau, em Londrina (1971-1982) inserido num dado contexto histórico. Buscou verificar se os conteúdos trabalhados pelos professores e alunos teve como referencial a concepção "Tradicional de História" ou se a abordagem se deu sob a influência de concepções contemporâneas, sendo observadas as transformações e detectadas as permanências presentes no cotidiano escolar. Foram considerados quatro ângulos essenciais para o encaminhamento do trabalho: fundamentação teórica do ensino de História; leis que nortearam os currículos escolares; determinação do processo ensino-aprendizagem; a posição do professor frente à profissão e à sociedade. Para tal utilizou-se como fontes da pesquisa: legislação, relatório histórico-funcional dos professores e documentação das escolas - grades curriculares, programas de ensino, planos de curso, diários de classe, históricos dos colégios e regimentos escolares. Complementando a documentação acima mencionada, foram efetuadas entrevistas com professores das disciplinas dos estabelecimentos estaduais de ensino. A análise dos dados proporcionou a seguinte conclusão: o ensino de História encontra-se em fase de transição para o modelo marcado pelas exigências de novas concepções; prima, ainda, pela indefinição, em termos de adição de idéias e metodologias e sofre da ausência de uma participação mais autêntica e criteriosa por parte não só dos docentes, como daqueles que têm em suas mãos os fios da trama da tessitura didático-pedagógica. |