As Curvas do Trem e os Meandros do Poder: O Nascimento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (1904-1908)

Paulo Roberto Cimó Queiroz (Orientador: José Ribeiro Jr)
Dissertação de Mestrado
Programa: Unesp/ASSIS
Defesa: 1992
Banca:
Resumo: O presente trabalho estuda o processo de implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (que liga o Estado de São Paulo ao sul de Mato Grosso), compreendendo as circunstâncias do início da construção, em 1904/1905, e a definição final de seu traçado, entre 1906 e 1908. Para tanto, examinam-se as vinculações entre a economia mato-grossense e o capital (desde a abertura do rio Paraguai à livre navegação, em 1870) bem como as políticas territoriais desenvolvidas pelo Estado brasileiro desde a Independência, em particular no que diz respeito ao Mato Grosso, inserindo neste exame a consideração das relações entre o Brasil e seus vizinhos platinos. Em seguida, analisa-se o contexto do início da construção, examinando os interesses materiais envolvidos em construções ferroviárias e as conveniências da política interna e externa do país na época. Finalmente, estuda-se o processo da mudança do ponto final da ferrovia, de Cuiabá para Corumbá. O trabalho conclui que a construção dessa ferrovia deveu-se, antes de tudo, a fatores que pertencem ao domínio do político e do simbólico: através do mais moderno meio de comunicação da época, buscava-se, principalmente, garantir a estabilidade do regime de dominação vigente no país, atenuando os riscos de confrontos com nações vizinhas e preservando a integridade do território brasileiro.
Páginas: 255
URL: Tese não digitalizada