O Tico-Tico. Mito da Formação Sadia

Zita de Paula Rosa (Orientador: Maria de Lourdes Monaco Janotti)
Tese de Doutorado
Programa: USP/SOCIAL
Defesa: 1991
Resumo: Na emergência de um mercado consumidor em expansão, estimulada por avanços tecnológicos capazes de baratear custos e sob condições favoráveis à circulação com a multiplicação das vias férreas surgiu, em 1905, uma publicação destinada à infância que permaneceu no mercado por mais de meio século: "O Tico-Tico". Sintonizada com as expectativas mais amplas da sociedade com relação à criança e se identificando com os valores e comportamentos das classes privilegiadas, a revista insistiu e investiu, ao longo de sua trajetória, em sua auto-imagem de publicação modelar, voltada para uma perspectiva recreativo-pedagógica. Esse papel social da revista foi reconhecido pela manifestação de seus leitores e apreciadores a partir dos anos 40. Persistindo em impor uma linha educativa a um instrumento de comunicação de massa, "O Tico-Tico", além de não satisfazer interesses em jogo, não teve condições de competitividade diante da grande racionalização alcançada pela atividade empresarial, ligada à imprensa infantil. Incapaz de acompanhar as transformações tecnológicas e absorver novos valores e estilos de vida, "O Tico-Tico" desapareceu nos inícios dos anos sessenta, expulso pelos "gibis".
URL: Tese não digitalizada